Dicas de pilotagem nas trilhas
· Leve sempre capa de chuva, corda, alguma ferramenta se souber usar, porque como diz o meu pai, a ferramenta não serve para nada se não se sabe usá-la. Não se esqueça da máquina fotográfica o que não faltam são motivos para usá-la.
· Evite pilotar quando está chovendo. Antes de sair de casa dê uma olhadinha pela janela se estiver prometendo chuva... Volte para a cama e ligue a TV, assista o Auto Esporte, vai ser mais produtivo. Moto e chuva não combinam muito: A visibilidade é péssima, capacete não tem limpador de pára-brisa, ela derrapa na pista molhada alem do frio que fica com aquela roupa toda molhada.
· Cuidado nas curvas... Fique bem a sua direita, tem sempre um motorista fazendo uma curva “quadrada”e “comendo” um pedaço da sua pista.
· Na descida... Desça engrenado e use preferencialmente o freio da frente, o traseiro faz a traseira da moto, sair de lado.
· Use sempre camisa de manga comprida e luvas. O sol pode queimar... Por causa do vento a gente não sente que está queimando e as queimaduras deixam marcas muito indesejáveis.
· Para sua proteção use equipamentos de segurança, joelheira, cotoveleira, luvas e botas. Felizmente nós caímos pouco e os tombos são leves, mas graças aos equipamentos praticamente não nos machucamos.
· Use botas apropriadas, dá firmeza para bater o pé no chão quando precisar além de ser muito útil para andar no mato.
· Cuidado com estradas em obras tem muita terra solta, fofa e pedras, além dos tratoristas "sinistros", como diz meu genro, loucos para passar por cima dos motoqueiros.
· Não tenha vergonha de bater um pé no chão ou até os dois se for necessário, vergonhoso é cair por vergonha de bater o pé.
· Escolha uma moto adequada a sua altura, eu já vi muita gente cair da moto, pois ela não era adequada.
Olha o tamanho deste motociclista!
· Observe bem onde está andando. Eu descobri que na areia... Eu tenho que reduzir a velocidade antes de entrar no areal, se freiar no meio, a moto dança. Depois indicar a direção e a deixá-la ir praticamente sozinha, a moto fica meio rebelde na areia, não aceita muito comando. A maioria dos trilheiros passa na areia a mil por hora, eu ainda não cheguei a este grau de insanidade.
Na lama... Prepare-se psicologicamente para sujar o pé, a perna ou até tudo se cair. Reduza antes e procure um lugar com barro mais durinho e bata o pé para não cair se começar a deslizar muito.
Na água... Não seja como gato, com medo de água fria. Provavelmente você vai se molhar. Reduza a velocidade, mire o outro lado da margem, feche os olhos e acelere... O pior que pode acontecer é você tomar um banho sem querer e de brinde ainda lavar a sua moto.
Eu nem sei como cheguei deste lado da margem...
Dependendo da dificuldade da trilha, desça da moto e caminhe ao lado dela acelerando até atravessar ou faça como eu, algumas vezes: Pare a moto, desça dela, atravesse a pé e mande o Luiz ir lá buscá-la.
Ele moooooooooorre de ódio, mas vai.
· Calibre os pneus da moto um pouco abaixo do recomendado isto garante maior aderência na estrada de terra.
· Não tenha medo de se sujar, é líquido e certo que isto irá acontecer.
Olha só o meu estado... Eu fico muito mais suja que o Luiz por que estou sempre atrás dele.
As botas estão no guidom da moto para secar, elas estavam cheias de água.
Olha só o meu estado... Eu fico muito mais suja que o Luiz por que estou sempre atrás dele.
As botas estão no guidom da moto para secar, elas estavam cheias de água.
· Cuidado com animais eles costumam atravessar na frente da moto de repente ou como os cães podem querer morder seu pé.
· Não se esqueça de encher o tanque antes de sair para as trilhas. No mato não tem posto!
· Se o pneu furar, suba na moto e dirija-se devagar até onde poder arrumar o pneu.
Solange e Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário